Ao lado do próprio caiaque, seu remo tem o maior impacto no seu desempenho na água. Mesmo uma pequena turnê envolve milhares de golpes, então um remo adequado pode fazer toda a diferença. Para escolher um remo de caiaque, você precisa considerar quatro idéias básicas:
- Comprimento: a largura do seu caiaque e a sua altura determinam o comprimento do seu remo.
- Materiais e preço: materiais leves melhoram o desempenho, mas aumentam o preço do remo.
- Escolha da lâmina: o tamanho e a forma da lâmina do seu remo afetam sua eficiência geral na água.
- Escolha do eixo: um eixo curvado ou lâminas curvadas também podem melhorar a eficácia de um remo.
Comprimento do Remo
Descobrir o tamanho certo (comprimento) do remo é surpreendentemente simples. Quanto maior for o seu caiaque, maior a sua paleta precisa ser. Sua altura também é um fator, especialmente para um caiaque mais estreito: remadores mais altos precisam de remos mais longas.
Assim, os fabricantes de remos dimensionam de acordo com esses dois fatores.
Entre tamanhos
Se você ficar entre dois tamanhos, geralmente é melhor ir mais baixo. Qualquer tamanho provavelmente funcionaria, mas você economizará alguns gramas com um remo menor. No entanto, se você tiver um torso mais curto, o alcance adicional será útil e você deverá usar o remo mais longo.
Remos de baixo e alto ângulo
O curso de ângulo baixo é feito com o eixo sendo apenas ligeiramente inclinado – sua mão superior fica abaixo do nível do ombro. Este curso é ideal para caiaque relaxado e recreativo em águas planas.
Apresentando um eixo mais inclinado e um caminho de lâmina próximo ao caiaque, o curso de alto ângulo é um dos remadores progredindo para mais velocidade. O traço requer precisão e é fatigante se você não tiver essa precisão. Ela exige uma raquete mais curta e uma lâmina mais larga do que uma raquete que você usaria para um traçado de ângulo baixo.
As pás são designadas como sendo para caiaque de baixo ou alto ângulo, e os gráficos de tamanho para cada um são diferentes. O foto acima do família caiaque aventura mostra exatamente esses modelos.
Materiais
Materiais para Lâminas
O truísmo de que economizar peso também aumenta o desempenho e o preço também. Como você eleva sua lâmina mais do que seu eixo, materiais leves compensam com maior redução de fadiga. Diferentes materiais de lâmina também diferem em quão bem eles transferem energia para o seu traço.
“Plástico” é um termo genérico aqui. Nas especificações, você verá variações como “polímero” ou “polipropileno” ou misturas de plástico infundidas com náilon ou fibra de vidro. Cada um pode produzir um ganho modesto no desempenho (e preço). E “compósito” é um termo genérico para fibra de carbono e fibra de vidro.
Lâminas De Plástico / Nylon
- O líder de preço baixo, o plástico, é muitas vezes escolhido por remadores recreativos que acham que é indestrutível. Mas ele pode rachar, no entanto, e se degrada quando deixado ao sol.
- A flexibilidade do plástico pode impedir que ele se rache, mas a flexibilidade na água compromete eficiência na sua remada.
Lâminas De Fibra De Vidro
- No meio da faixa de preço, estes oferecem excelente desempenho e durabilidade. Mais leve que o plástico, uma lâmina de fibra de vidro pode lascar, mas geralmente não racha durante as remadas.
- Lâminas rígidas de fibra de vidro são eficientes na água.
Lâminas De Fibra De Carbono
- Se você estiver disposto a pagar muito para obter o melhor desempenho, use fibra de carbono. Verdadeiramente ultraleve, também é ultra-suave para uma excelente
Materiais do eixo
Eixos de plástico são raros. O alumínio, o material do eixo mais adequado para a carteira, é durável e utilizável. Ele também pode ficar muito frio ou quente, então você pode querer fazer uma luva antes de pegá-lo no tempo frio, e você deve guardá-lo na sombra quando estiver quente. Os eixos de carbono e fibra de vidro são duráveis, fortes e leves. O emparelhamento de um desses materiais de eixo com um desses materiais de lâmina composta leve cria sua opção de remo mais leve e eficiente – e o preço refletirá esse nível de desempenho.
Design da lâmina do remo
https://www.instagram.com/p/B1Cq1NJB_jAkJVsXLSEXg4to6QRiXW-Sn5KJK00/
A maioria das lâminas de remo atualmente apresentam um design assimétrica.
Uma lâmina assimétrica é relativamente estreita e mais curta de um lado. Isso faz com que a área da superfície da lâmina fique mais uniforme quando está empurrando a água.
Você pode identificar uma lâmina assimétrica pela nervura no seu centro. Isso permite que a água flua suavemente e uniformemente sobre as duas metades da lâmina. Lâminas sem essa curvatura, pode dificultar o escoamento da agua.
Por serem mais leves, as lâminas mais estreitas são confortáveis para longos períodos de remo; isso é especialmente útil em uma excursão de um dia inteiro ou em uma viagem de vários dias. Lâminas mais largas se prestam a golpes rápidos e poderosos que permitem acelerar rapidamente.
Design do Eixo
Eixo reto ou eixo dobrado? Os remos do eixo curvo têm uma seção “dobrada” que posiciona as mãos em um ângulo mais confortável durante a porção de energia de um golpe, o que minimiza o desconforto e a fadiga nas articulações. Se você estiver mudando de um remo de haste reta para um remo de eixo curvado, planeje um dia na água para ajustar sua técnica de braçada.
Remos de duas partes ou quatro partes? Ambos são projetados para quebrar para facilitar o armazenamento. Um modelo com um eixo de quatro peças simplesmente tem seções mais curtas, então é bom que você esteja caminhando em algum lugar com um caiaque portátil ou levando seu remo em um avião.
Eixos de pequeno diâmetro oferecem uma aderência menos cansativa para remadores com mãos pequenas. Se você não pode tocar o polegar e o dedo indicador juntos quando agarra no remo, este é você. Os eixos não são feitos em vários diâmetros: eles são de diâmetro padrão ou pequeno.
Angulação :
As lâminas são angulares ou combinadas.
- As lâminas combinadas ou sem ângulos e estão alinhadas umas com as outras.
- Lâminas angulares não estão no mesmo plano; eles são deslocados em um ângulo em relação ao outro, o que reduz a resistência do vento na lâmina que está fora da água.
Quase todos os veios do remo permitem girá-los para serem combinados ou angulares. Eles também permitem que você ajuste facilmente a quantidade de difusão, normalmente em incrementos de 15 graus. Alguns permitem ajustá-los a qualquer ângulo desejado.
Nota: Os termos “controle do lado direito” e “controle do lado esquerdo” referem-se a qual ponteiro gira o eixo durante um curso angluar. A maioria dos remos permite que você o configure de qualquer maneira.