A luz clássica para o acampamento tem sido uma lampião a gás com janelas de vidro. Embora volumoso, quente ao toque e barulhento, lança uma luz brilhante e quente que parece durar para sempre.
Você ainda pode obter essas lampiões confiáveis, mas os recentes avanços na iluminação LED agora oferecem muitas opções modernas de lanternas que são leves, brilhantes e compactas o suficiente, mesmo para as mochilas.
Este artigo fornece os conceitos básicos da seleção de lanternas – de elétricos a gás e modelos tradicionais movidos a vela.
Tipos de Lampiões
Lampiões Elétricos
Atualmente, praticamente todos os lampiões alimentadas por bateria usam a tecnologia LED (diodo emissor de luz). As lâmpadas LED oferecem inúmeras vantagens:
- Bateria de longa duração
- Muito boa saída de luz
- Pode lidar com uso acidentado
- Silencioso e sem exaustão
- Seguro em torno das crianças (os LEDs não geram calor)
Suas únicas desvantagens reais: uso e descarte da bateria.
Lampiões que queimam combustível
Lampioes a gás tradicionais podem funcionar com várias fontes de combustível:
- Combustível líquido: tanques recarregáveis de gás branco / gás automático; eficiente de combustível.
- Propano: Tanques recarregáveis; eficiente de combustível.
- Butano: Vasilhas descartáveis; compactas ; fácil de usar.
Esses Lampiões oferecem uma vantagem importante: intensidade da luz.
Quando você precisa iluminar todo o acampamento, não consegue vencer os lúmens apagados por uma lanterna a gás.
Desvantagens?
- É necessária ampla ventilação (não use em locais pequenos e fechados).
- Eles geram calor (é necessário cuidado considerável quando você os opera perto de crianças ou perto de materiais inflamáveis).
- Relativamente barulhento.
- Relativamente pesado e volumoso.
Comparando o desempenho dos lampiões
Abaixo estão os fatores de desempenho a serem considerados ao comparar os lampiões.
Saída máxima de luz
- Quanto maior a saída do lúmen de um lampiao, maior a intensidade da luz (ou brilho). Lembre-se de que uma potência mais alta geralmente resulta em menor eficiência energética, o que significa menor tempo de queima ou menor duração da bateria.
Duração da luz
- Isso é expresso como tempo de queima (para lampiao a gás) ou tempo médio de execução (para lampiao com bateria).
- Indica quanto tempo você pode esperar que uma lampiao forneça luz em 1 tanque de combustível (para queimadores de combustível) ou em 1 conjunto de baterias (para modelos elétricos).
- Essa especificação – os dados são fornecidos pelo fabricante – fornece uma boa estimativa.
A maioria dos modelos oferece configurações baixa e alta para maior versatilidade de iluminação. Os tempos de execução variam muito conforme a configuração, portanto, não planeje atingir o tempo máximo de execução, ao mesmo tempo em que aumenta a intensidade máxima da luz.
Outras Considerações
Baterias
- Com lampiao elétricos ou qualquer luz alimentada por bateria, não tente usar baterias de lítio ou íon-lítio, a menos que as instruções do fabricante indiquem que a luz específica foi projetada para operar com baterias de lítio. Caso contrário, você corre o risco de danificar e até arruinar uma luz, descascando-a com baterias de lítio.
- As baterias alcalinas perdem energia rapidamente em temperaturas abaixo de 20 ° F. (As baterias de lítio, por outro lado, têm bom desempenho no frio.) Para prolongar a vida útil das baterias alcalinas no frio, carregue-as sob a roupa durante o dia e durma com elas dentro de um saco de dormir à noite.
Mantos ou redes
- Os lampiões que queimam combustível dependem de mantos de pano para fornecer o brilho que os faz funcionar. Uma vez queimados, os mantos tornam-se frágeis e requerem manuseio cuidadoso. É inteligente carregar vários mantos de reposição em qualquer viagem.
Tamanho e peso
- Para excursões de acampamento, tamanho e peso geralmente não são preocupações. Para mochila, no entanto, eles são.
- Para inundar um acampamento ou uma barraca com luz, os lampiões de velas eram a escolha tradicional. No entanto, levar uma vela acesa para dentro de uma tenda, mesmo dentro do invólucro de uma lanterna, é uma prática arriscada.
- As lanternas LED pequenas, compactáveis e de nova geração fazem escolhas muito melhores hoje. Ou, um farol de LED também pode fornecer toda a luz que os mochileiros precisam