Para começar a praticar esse esporte, recomendamos fazer trilhas curtas com 1 dia de duração e sem pernoite. Assim você aprende aos poucos qual o seu ritmo de caminhada, como o seu organismo lida com a experiência e avalia também os melhores equipamentos que você carrega, então, vamos lá ?
Recomendações
1 – Respeite o seu limite
- Respeitar o seu limite começa muito antes de você iniciar a trilha.
- Seja verdadeiro consigo ao avaliar o seu preparo físico e escolha um percurso condizente com a sua capacidade.
- Como todo estreante, a nossa sugestão é que você comece por trilhas simples e vá evoluindo gradativamente em distância e dificuldade.
2 – Confira a previsão climática
- Antes de sair para qualquer aventura, mesmo que ela seja curta, confira qual é a previsão climática.
- Depois que você está na trilha não dá mais tempo de voltar em casa para colocar uma bota ou jaqueta impermeável. Então, veja se o clima estará estável, quente ou frio.
- Para quem está começando, uma sugestão é fazer trilhas durante o outono, quando as temperaturas já estão mais amenas e as chances de chuva também são baixas.
3 – Mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma
- Nem sempre é possível ter sinal de telefone no meio da trilha. Portanto, é essencial e vital que você mantenha alguém informado sobre o seu paradeiro, previsão de saída, chegada e até o seu cronograma durante a aventura.
- Esse é um detalhe simples, mas que pode fazer toda a diferença e até salvar a sua vida caso alguma emergência aconteça.
4 – Tenha itens essenciais na mala
- Essa lista inclui itens extremamente necessários em uma trilha e vão desde um protetor solar até um abrigo de emergência e itens de sobrevivência como apitos.
- Confira todos os detalhes de itens essenciais na mochila aqui.
5 – Use roupas e acessórios funcionais
- Moda não é a prioridade em uma trilha.
- É muito importante usar calçados apropriados, bonés e chapéus, roupas com tecidos tecnológicos de secagem rápida e acessórios que agregam em conforto e proteção.
- Calçados corretos vão proteger os seus pés, tornozelos, joelhos e coluna.
- A mochila para trekking vai te ajudar a equilibrar melhor o peso e a forçar menos os ombros e as costas.
- Por aí vai, e pense em todas as funções e utilidade de cada peça que você está vestindo ou carregando.
6 – Hidrate-se e coma bem
- Água e comida são fatores que determinam a nossa existência. Na trilha eles são ainda mais importantes.
- Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação e ninguém quer passar mal no meio do caminho.
- A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia. Pense em opções práticas e não perecíveis, pois facilitarão toda a dinâmica na floresta.
7 – Deixe apenas pegadas
- Essa é uma regra básica em qualquer lugar do mundo, seja na cidade ou na montanha: não deixe o seu rastro para trás, deixe apenas as suas pegadas. Leve sacolas extras para armazenar o seu próprio lixo e depois descarte-o em um local adequado. Jamais deixe resíduos na natureza, essa é a principal regra de etiqueta da trilha.